top of page
Buscar
  • brunosouza95

Descubra a influência da Ucrânia na Bahia Farm Show



Era grande a expectativa de que os preços das comodities fossem influenciadas pelo conflito entre Ucrânia e Rússia e isso influenciasse o Bahia Farm Show, no entanto, o que se viu foi um cenário bem diferente.


  • Como o conflito influenciou o Brasil?

  • Qual o impacto dos conflitos da Ucrânia no Bahia Farm Show?

Como o conflito influenciou o Brasil?


Após mais de um ano do início da guerra entre a Rússia e Ucrânia, é possível analisar com mais clareza os impactos do conflito sobre os preços internacionais das commodities.


Logo no inicio da guerra, de fato houve instabilidade econômica e variações nos preços das commodities. No entanto, no decorrer dos meses, os índices foram se acomodando.


A partir de outubro de 2022, também se verifica o retorno dos índices de preço geral (agregado) das commodities e dos produtos básicos energéticos a um patamar próximo ao que se tinha antes do início do conflito. A série que parece mais resistente a dissipar os choques iniciais é a que mensura o preço dos fertilizantes.


A principal razão desta estabilidade foram as medidas para que o conflito não impactasse de forma 'pesada' a economia.


Um bom exemplo é o acordo de exportação de grãos da Ucrânia para o Mar Negro, firmado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho de 2022, de modo a permitir as vendas externas de grãos ucranianos. Essa iniciativa era prevista para ser encerrada em 18 de março de 2023, mas foi renovada para até 18 de maio deste ano.


Qual o impacto dos conflitos da Ucrânia no Bahia Farm Show?


Devido a este cenário econômico, os conflitos entre Rússia e Ucrânia não vão prejudicar o Bahia Farm Show!


Hoje, os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia parecem bem menos relevantes, e medidas internas, como a desoneração dos combustíveis, cujos efeitos podem ser visualizados a partir de julho de 2022, acrescidas às demais questões nacionais, parecem ser os maiores responsáveis pelas estabilidades econômica.


Por isso, a expectativa é que a Feira bata recordes de público e negociações em 2023!


Gostou desse conteúdo? Foi útil para você, clique agora no botão abaixo para reservar 15 dias de consultoria gratuita, onde você vai receber em primeira mão as principais notícias que influenciam o seu negócio.















5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page