top of page
Buscar
  • brunosouza95

Descubra como é formado o preço da soja

Muitas pessoas se perguntam como é formado o preço da soja no Brasil e como é formado o preço final de cada região, acompanhe essa postagem e entenda em detalhes como este processo acontece.


Nesse post você vai ver

  • Preço da soja em tempo real de acordo com a bolsa de Chicago (CBOT)

  • Prêmios

  • Conversão para toneladas

  • Como ocorre o Custo portuário para formar o preço da soja

  • Conversão para toneladas

  • Preço da soja por sacas


Preço da soja em tempo real de acordo com a bolsa de Chicago (CBOT)


A Bolsa de Chicago influencia diretamente no preço da soja. Isso acontece porque o mercado tem uma reação imediata a cada assunto e fundamento que realiza a movimentação. Por isso é preciso sempre estar de olho nesses números.


Por exemplo, nesse momento, enquanto estou escrevendo esse texto, a soja está sendo cotada para o contrato Q a US$15,75/bu, com alta de 1,87%, e por esse motivo, quando altas acontecem em Chicago, logo se reflete no mercado brasileiro. Agora guarde essa informação para concluirmos mais a frente.


Prêmios


Para entendermos os prêmios, precisamos imaginar um leilão. As tradings colocam os preços extras que pagam a cada país por querer mais a mercadoria. Os prêmios são cotados em centavos de dólares por bushels e é um valor pago de acordo com os interesses do mercado, podendo variar segundo fatores de qualidade, região, época do ano e podem ser tanto negativos quanto positivos.


Em outras palavras os prêmios servem para mostrar o interesse das tradings na soja/milho brasileiro, caso o prêmio esteja em um valor bem acima significa que o produtor brasileiro está recebendo uma premiação pela venda da sua mercadoria agrícola. Mas se o prêmio está negativo significa que naquele momento as tradings não viram vantagens em adquirir do produtor a mercadoria agrícola.


Conversão para toneladas

Até o momento os preços em Chicago são calculado em bushels, para passarmos a quantia para 1000 kg, precisamos multiplicar a soja por 0,367437 e o milho por 0,393682, que são os fatores de conversão.


Mas afinal, o que é um bushel? Bushel é uma medida bem antiga mas que segue sendo utilizada até hoje pelos países norte-americanos para calcular o peso de produtos agrícolas.


Diferente das medidas de peso de toneladas que é definida exatamente em 1000 kg, o bushels é uma espécie de "barril" e mostra qual o peso da soja, milho ou até outra comodities que cabe dentro daquele barril. Assim, para cada uma se tem um número específico, um bushel de 🌱 soja equivale a 27,216 kg.

Como ocorre o Custo portuário para formar o preço da soja


O custo portuário são as taxas e serviços prestados pelo porto. Em outras palavras o PEDÁGIO de entrada e saída do Brasil e atualmente o custo é de US$9,5 por tonelada, e por isso só pode ser calculado após a conversão para a tonelada.


O custo do porto é pago pelo vendedor da soja, por isso ele é descontado do valor final pago ao produtor.


Conversão para reais


Após todos esses fatores, o preço ainda está em dólares, como o pagamento do produto agrícola é feito em reais para o produtor, é necessário realizar a conversão, por isso os preços também dependem da atual cotação do dólar.


Preço da soja por saca


Por fim, depois de transformar o preço em reais por tonelada, iremos dividir o valor por 16,66, assim teremos o resultado do valor da saca no porto, o preço das tradings.


Contudo, quanto à regionalização, ainda temos o custo adicional do frete para cada região, e por isso temos a diferença dos preços da saca de região para região. Em Goiás, por exemplo, na praça de Rio Verde, o frete para o porto por cada saca tem o custo de 21 reais. Dessa forma, depois da formação do preço da saca, ainda há o desconto do frete baseado em cada localidade. Por fim, todos esses valores irão indicar no fim o preço da soja formado no Brasil!


Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais.


Agora se desejar ter informações sempre atualizadas em seu WhatsApp, e ficar por dentro de todas as notícias do mundo da soja, clique agora no botão abaixo e experimente 15 dias de consultoria gratuita!





12 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page