top of page
Buscar
  • brunosouza95

Onda de calor e os impactos sobre o milho e a soja

A onda de calor que atravessa o Brasil, causou mortes, gerou medo em muitas famílias e impactou o agronegócio.


  • O que é a onda de calor?

  • Quais os impactos no milho e na soja


O que é a onda de calor?

A onda de calor que passa pelo o Brasil fez com que alguns Estados tivessem temperaaturas de 50 graus. O fenômeno causado pelo El Ninho afetou a rotina das famílias e a economia do país.


Poupando apenas a região Sul, que acabou sofrendo com chuvas intesas, a chamada onda de calor se estendeu por praticamente todos os Estados do Brasil.


Essa brusca mudança de temperatura ainda pode atrasar a colheita de milho e soja em diversos estados do Brasil


Quais os impactos no milho e na soja

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o prognóstico para a safra de 2024 é estimado 308,5 milhões de toneladas em grãos, cereais e leguminosas.


Caso se confirme, a produção deverá ser 2,8% inferior a deste ano. Grande parte desta queda se deve justamente à onda de calor. Isso acontece porque o El Niño gera dúvidas em produtores sobre quando semear a soja, e esse atraso afeta indiretamente o milho de segunda safra, plantado após a colheita da soja, no final do verão.


Dessa forma, quanto mais se atrasa a soja, mais se predispõe a cultura do milho aos riscos de problemas de seca. A agricultura brasileira sofre estes impactos negativos, mas ainda é impossível de prever o tamanho desses impactos.


Para estar sempre atualizado de assuntos importantes como este que impactam o milho e a soja, entre para a consultoria do Royal Rural, os 15 primeiros dias são grátis. Clique no botão abaixo e faça o seu cadastro.




5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page